terça-feira, 3 de dezembro de 2013

FIQUEI NOIVA! E AGORA, POR ONDE COMEÇO??


Depois que passa o êxtase do pedido de casamento, muitas noivas assim como eu ficam se perguntando por onde começar a planejar o tão sonhado dia.

Minha primeira dica: Comecem a economizar! Dependendo de seus gostos e escolhas o mundo do casamento reserva surpresas e para que isso não atrapalhe seus planos é bom estarem preparadas.

Leiam muito! Tenham pelo menos 3 sites, blog, e revistas, que vocês gostem, assim fica mais fácil de selecionar as informações que para vocês é interessante. Aproveitem esse momento de leitura para se informa sobre os estilos de casamento.

Esse é apenas o primeiro passo para começar a planejar o seu casamento, após muita pesquisa você precisa começar a definir alguns pontos importantes para conseguir visualizar o seu grande dia.

Você deve pensar em como você sonha com seu grande dia, seu sonho é de ter um casamento para parentes e amigos mais próximos, ou uma festa suntuosa com luxo para todos os amigos da família? De manhã, tarde ou noite? No campo, salão, castelo, praia ou no quintal da própria casa? Decoração clean, rústica, luxuosa, temática ou um mini-wedding? Quanto ao cardápio você prefere um Brunch, á americana ou á francesa?

Faça a lista de convidados, lembrando sempre que a tendência dessa lista é aumentar e não diminuir, com ela você consegue definir o quanto você investirá, e se a festa será para os mais próximos ou para todos os conhecidos.

Depois de definidos esses pontos é necessário verificar quanto se pode investir no casamento (não digo GASTAR em um casamento, pois são sonhos, e vale totalmente investir na realização do nosso sonho).
Outro ponto importante é quem contribuirá financeiramente para que se realize este momento, a família da noiva, do noivo, ou dos dois? Mas é preciso ter bem claro em mente que ninguém tem obrigação alguma de contribuir. Nunca planeje um casamento contando com contribuição financeira de terceiros, pois se eles furarem vocês irão se atrapalhar.
Esse planejamento se faz necessário para que você tenha controle do quanto pode investir em cada detalhe do casamento, pois se você apenas for fechando contratos sem saber o quanto você realmente pode investir o seu orçamento irá estourar.

Devem ter em mente quais são suas prioridades, em relação a casamento o céu é o limite, mas se você não tem muitos recursos para investir não tem problema, converse com o noivo e com a família (caso elas estejam contribuindo com seu casamento) o que é a prioridade, você quer um ótimo local e boa comida para receber os convidados? Ou uma boa comida e música para agitar todo mundo? O vestido? Decoração? Não importa o que seja, o que importante é que você e seu noivo estejam felizes diante dessas escolhas. Mas cuidado com os outros itens, pois eles são tão importantes quanto o que você determinou como prioridade.

Marque a data, é muito importante que vocês façam isso, pois o seu orçamento influência diretamente neste quesito, o ideal é que você se prepare com 1 ano á 1 ano e meio de antecedência, pois o casamento não envolve apenas a celebração em si, mas também a nova casa (construção, compra, reforma) móveis, lua de mel, enxoval e etc.

Por último comece a pesquisa de fornecedores, a internet é uma ótima aliada nisso, pois é possível o contato mais rápido através de e-mail para solicitar orçamento, participe de workshop na sua cidade e cidades vizinhas e faça contato com suas amigas que já se casaram, com certeza elas tem ótimas indicações e sugestão para dar pra vocês.

É isso ai pessoal mãos a obra.

Espero que tenha ajudado!


Beijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário